sábado, 19 de junho de 2010

**ARTIGO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA


A Importância da Educação Infantil no Desenvolvimento da Criança

A educação infantil enquanto ambiente social é para a criança a segunda instituição mais importante da vida deles, uma vez que a primeira é sem dúvida a família. É na escola que a criança vai poder experimentar o prazer pelo aprender, aguçar a curiosidade da criança e dar a ela o verdadeiro sentido do quanto à vida pode ser interessante.

Devemos tomar cuidado para não minimizar a importância da escola infantil podendo até chegarmos ao grave erro de chamar com um tom pejorativo a escola infantil de “escolinha” onde parece que a criança vai apenas para ser “cuidada”, ter as “tias” para cuidá-las, se prepararem para o dia das mães, pais, páscoa, irem ao parquinho brincar com os amiguinhos, enfim, como se estivessem lá apenas porque não teriam outro lugar para ficarem enquanto seus pais trabalham.

Escola infantil passou a ser a partir da Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB), para crianças de 0 a 6 anos, parte fundamental da educação de qualquer brasileiro.

Já há muitos anos se percebeu que a criança que tem maior acesso a todo tipo de informação e formação desde seu nascimento até a faixa de seis anos jamais vai esquecer o que aprendeu, pois é nessa idade que a criança faz suas principais conexões cerebrais, portanto temos ai um pico do desenvolvimento do ser humano.

É fundamental que tenha nas escolas infantis uma organização da prática educativa tanto quanto profissionais preparados para interagir com estas crianças. A escola infantil além de ser a segunda sociedade mais importante na vida destes pequenos é muitas vezes ali que ele vai aprender as noções e hábitos básicos de alimentação, higiene, valor do descansar, conviver com o diferente, saber se defender, criar uma identidade de cidadão conhecendo seus direitos e deveres.

O convívio com outras crianças e o aprender com as experiências dos colegas será muito importante para a formação destas crianças da educação infantil. Eu mesma já consigo perceber em meus alunos quando eles não tiveram a oportunidade de estar em uma escola infantil. Percebe-se o quanto a criança é retraída, não sabe dividir com os colegas, não tem habilidades definidas e geralmente são crianças inseguras, pois não tiveram o contado com as diferenças de opiniões, não aprenderam a brincar coletivamente, não tiveram que aprender que o seu limite termina quando começa o do colega.

De fato o brincar é para a criança uma das coisas mais prazerosas que pode acontecer em suas vidas, mas porque não brincar aprendendo? Ou aprender brincando? Sabemos que é a partir das brincadeiras que as crianças imitam a vida dos adultos e sendo assim se sentem parte daquele mundo também daí é que devemos dar a oportunidade dessas brincadeiras se tornarem um processo de desenvolvimento para a criança.

Não podemos esquecer que nessa idade dos 0 a 6 anos acontece o desenvolvimento físico, psíquico e ainda é onde se forma o caráter dessa criança, portanto não pensemos mais em “escolinha” e sim Escola de Educação Infantil com a mesma responsabilidade de formar cidadãos para um futuro melhor.

Eliane S. Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário