quarta-feira, 27 de julho de 2011

Principais Dificuldades de Aprendizagem

Dislexia: “É um distúrbio específico da linguagem de origem constitucional caracterizado pela dificuldade em decodificar palavras simples. Mostra uma insuficiência no processo fonológico [...] A dislexia é apresentada em várias formas de linguagem, freqüentemente incluídos problemas de leitura, em aquisição e capacidade de escrever e soletrar.” (INTERNATIONAL DYSLEXIA ASSOCIATION, 1994 apud ABD).

Dispraxia: “Dificuldade na planificação motora, cujo impacto se reflete na capacidade de um indivíduo coordenar adequadamente os movimentos corporais” (NCLD, 1997, apud BIBLIOTECA DIGITAL);

Disgrafia: “Dificuldade na escrita. Os problemas podem estar relacionados com o componente grafomotor (padrão motor) da escrita (forma das letras, espaço entre palavras, pressão do traço), com a soletração e com a produção de textos escritos.” (NCLD, 1997, apud BIBLIOTECA DIGITAL);

Discalculia: “Dificuldade na realização de cálculos matemáticos” (HALLAHAN, KAUFFMAN e LOYD, 1999, apud BIBLIOTECA DIGITAL);

Dificuldade no processamento auditivo: Dificuldade na “capacidade para perceber as diferenças entre os sons da fala e para seqüênciá-los em palavras escritas; é um componente essencial no que diz respeito ao uso correto da linguagem e à decodificação da leitura” (NCLD, 1997, apud, BIBLIOTECA DIGITAL);

Dificuldade na percepção visual: Dificuldade na “capacidade para observar pormenores importantes e dar significado ao que é visto; é um componente crítico no processo de leitura e escrita” (NCLD, 1997, apud, BIBLIOTECA DIGITAL);

Transtorno do Deficit de atenção (TDA) com ou sem hiperatividade: “Caracterizada por freqüentes estados de desatenção, de impulsividade e, geralmente, por um excesso de atividade motora (hiperatividade) que podem interferir com a capacidade do indivíduo para a aprendizagem; pode ocorrer concomitantemente com outras DA. ” (NCLD, 1997, apud, BIBLIOTECA DIGITAL).

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