Definição:
O novo critério DSM-4 para diagnóstico de SA, com os critérios oriundos do diagnóstico do autismo, incluem a presença de:
Prejuízo qualitativo na interação social, envolvendo alguns ou todos dentre:
Prejuízo no comportamento não-verbal p/ regular à falha no desenvolvimento de relações com seus pares em idade;
Falta de interesse espontâneo em dividir experiências com outros;
Falta de reciprocidade emocional ou social.
Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades envolvendo:
- Preocupação com um ou mais padrões de interesse restritos e estereotipados; - Inflexibilidade a rotinas e rituais não-funcionais específicos;
- Maneirismos motores estereotipados ou repetitivos, ou preocupação com partes de objetos. Estes comportamentos precisam ser suficientes para interferir significativamente com funções sociais ou outras áreas.
Além disso, é necessário não haver atraso significativo nas funções cognitivas gerais,
Auto-ajuda/características adaptativas, interesse no ambiente ou desenvolvimento geral da linguagem.
Cristopher Gillberg, um médico sueco que estudou SA extensivamente, propõe seis critérios para o diagnóstico, elaborado sobre os critérios DSM-4. Seus seis critérios capturam o estilo único dessas crianças e incluem:
1. Isolamento social, com extremo egocentrismo, que pode incluir:
Falta de habilidade para interagir com seus pares.
Falta de desejo de interagir.
Apreciação pobre da trança social.
Respostas socialmente impróprias.
2. Interesses e preocupações limitadas:
Mais rotinas que memorizações.
Relativa exclusividade de interesses - aderência repetitiva.
Rotinas e rituais repetitivos, que podem ser:
Auto-impostos.
Impostos por outros.
3. Peculiaridades de fala e linguagem, como:
Possível atraso inicial de desenvolvimento, não detectado consistentemente.
Linguagem expressiva superficialmente perfeita.
Prosódia ímpar, características peculiares de voz.
Compreensão diferente, incluindo interpretação errada de significados literais ou implícitos.
4. Problemas na comunicação não-verbal, como:
Uso limitado de gestos
Linguagem corporal desajeitada.
Expressões faciais limitadas ou impróprias
Olhar fixo peculiar
Dificuldade de ajuste a proximidade física
5. Desajeitamento motor:
Pode não fazer necessariamente parte do quadro em todos os casos.
Características clínicas.
O novo critério DSM-4 para diagnóstico de SA, com os critérios oriundos do diagnóstico do autismo, incluem a presença de:
Prejuízo qualitativo na interação social, envolvendo alguns ou todos dentre:
Prejuízo no comportamento não-verbal p/ regular à falha no desenvolvimento de relações com seus pares em idade;
Falta de interesse espontâneo em dividir experiências com outros;
Falta de reciprocidade emocional ou social.
Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades envolvendo:
- Preocupação com um ou mais padrões de interesse restritos e estereotipados; - Inflexibilidade a rotinas e rituais não-funcionais específicos;
- Maneirismos motores estereotipados ou repetitivos, ou preocupação com partes de objetos. Estes comportamentos precisam ser suficientes para interferir significativamente com funções sociais ou outras áreas.
Além disso, é necessário não haver atraso significativo nas funções cognitivas gerais,
Auto-ajuda/características adaptativas, interesse no ambiente ou desenvolvimento geral da linguagem.
Cristopher Gillberg, um médico sueco que estudou SA extensivamente, propõe seis critérios para o diagnóstico, elaborado sobre os critérios DSM-4. Seus seis critérios capturam o estilo único dessas crianças e incluem:
1. Isolamento social, com extremo egocentrismo, que pode incluir:
Falta de habilidade para interagir com seus pares.
Falta de desejo de interagir.
Apreciação pobre da trança social.
Respostas socialmente impróprias.
2. Interesses e preocupações limitadas:
Mais rotinas que memorizações.
Relativa exclusividade de interesses - aderência repetitiva.
Rotinas e rituais repetitivos, que podem ser:
Auto-impostos.
Impostos por outros.
3. Peculiaridades de fala e linguagem, como:
Possível atraso inicial de desenvolvimento, não detectado consistentemente.
Linguagem expressiva superficialmente perfeita.
Prosódia ímpar, características peculiares de voz.
Compreensão diferente, incluindo interpretação errada de significados literais ou implícitos.
4. Problemas na comunicação não-verbal, como:
Uso limitado de gestos
Linguagem corporal desajeitada.
Expressões faciais limitadas ou impróprias
Olhar fixo peculiar
Dificuldade de ajuste a proximidade física
5. Desajeitamento motor:
Pode não fazer necessariamente parte do quadro em todos os casos.
Características clínicas.
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